Contents
“QUANDO EU VI EU JÁ COMI”
É muito comum eu ouvir esse tipo de frase nas consultas, e felizmente hoje a ciência já nos mostra que esse comportamento não é involuntário como algumas pessoas pensam. Então hoje vou explicar de maneira simples o que acontece no cérebro, que faz com que pareça que você não tem escolha diante da comida e por que é tão difícil ter autocontrole na alimentação.

Existe um sistema que atua no nosso cérebro chamado sistema botton up (sistema dopaminergico) basicamente esse sistema é controlado pelos pensamentos e emoções, e comer por impulso, significa que esse sistema está completamente ativo no seu cérebro.
O pensamento e a emoção liberam a dopamina (dentre suas diversas funções uma delas é estimular a sensação de prazer e bem estar). Além disso, a dopamina também administra o nosso sistema de recompensas.
Assim, toda vez que você come por impulso por causa das emoções/pensamentos (ex: “to estressada preciso comer”), você encontra alívio e prazer na comida.
AI É QUE TA O PROBLEMA …
O seu cérebro entende que isso é bom, e faz com que você queira sempre agir da mesma maneira, liberando cada vez mais dopamina (pra sentir prazer através do alimento) e assim é criado um ciclo vicioso.
E uma vez que esse ciclo vicioso está instalado, você começa a comer sem pensar em nada, age puramente por impulso, em busca do prazer que aquele alimento vai te dar.
E por isso as pessoas falam “quando vi eu já comi”, por que depois que a euforia passa e o alimento acaba, é que ela passa a raciocinar de maneira consciente.
DIFICULDADE DE AUTOCONTROLE
Estar nesse ciclo vicioso por muito tempo é o que faz com que o autocontrole diante da comida, seja visto como impossível por algumas pessoas. Mas existe sim uma maneira de você passar a comer consciente, e eu venho me dedicando a ensinar isso para os meus alunos e clientes por anos.
E os resultados desses anos de trabalho e pesquisa, tem sido maravilhosos, a mudança de mentalidade é o que vem ajudando milhares de pessoas a ter uma vida mais saudável.
EXISTE SIM UMA FORMA DE VOCÊ SAIR DESSE PILOTO AUTOMÁTICO
Então se você costuma comer por estresse, ansiedade, raiva, ou quando tem pensamentos sabotadores, agora já sabe o que de fato está acontecendo no seu cérebro e que a questão é muito mais complexa do que “é só ter força de vontade”, como dizem por aí.
Se quiser conferir como mudar sua mentalidade e sua relação com a comida, eu sugiro que veja todo conteúdo que preparei para você, clicando aqui.
UM BEIJO E ATÉ MAIS ….