O descontrole na alimentação é um motivo de preocupação para muitas pessoas, principalmente para quem quer perder peso. O problema é que, por causa do excesso de informação, algumas pessoas fazem autodiagnóstico e acreditam que tem Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP). Além, disso ainda existem dúvidas com relação a algumas particularidades dessa patologia.
Por isso, no post de hoje vou abordar os mitos e verdades sobre o (TCAP).

Contents
“TODO OBESO TEM COMPULSÃO ALIMENTAR”
MITO : Estudos mostram que apenas 30% dos obesos tem o transtorno, e que pessoas com o peso considerado normal, também podem ter a doença. Ou seja, o comer compulsivo está presente em qualquer pessoa, magra ou não.
“QUEM SOFRE COM COMPULSÃO PRECISA CORTAR VÁRIOS ALIMENTOS”
MITO: Não cortando tudo que a pessoa vai curar o transtorno, inclusive, restrição demais pode agravar o sofrimento psíquico que esses pacientes tem. O ideal é que ele tenha uma alimentação saudável e que se permita comer de tudo nas quantidades exatas.
” O TRANSTORNO TEM TRATAMENTO”
VERDADE: O tratamento da compulsão alimentar periódica é muito eficaz quando é feito com um psicólogo, nutricionista e psiquiatra (em casos onde a pessoa realmente perdeu o controle dos impulsos, a medicação ajuda muito).
Mas só a medicação não é o suficiente. O acompanhamento com o psicólogo é indispensável, para que o sujeito entenda através da história de sua vida, como o transtorno se instalou, os pensamentos e gatilhos que levam à episódios de compulsão e quais as melhores formas de controlar a doença.
“NEM TODO EXAGERO PODE SER CONSIDERADO COMPULSÃO ALIMENTAR”
VERDADE: O diagnóstico da compulsão alimentar precisa ser feito por um psicólogo ou psiquiatra. Pois o fato de que você vive exagerando nas quantidades não é suficiente para afirmar que tem a doença.
Se você desconfia que tem a doença procure um profissional para ser diagnosticado e tratado corretamente. Entretanto, se você está acima do peso precisa desenvolver o autocontrole com relação a comida para perder peso de maneira saudável e sem sofrimento.
COMPARTILHE ESSE ARTIGO NO FACEBOOK
Nesse vídeo abaixo eu falo sobre a, DIFERENÇA ENTRE EXAGERO E COMPULSÃO ALIMENTAR. Se você tem essa dúvida sugiro que assista até o final:
UM BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA !